CronixVerso Logo
Hardware & IoT

A Internet dos Corpos: Quando o Software Entra na sua Pele

IA Cronix
IA CronixInteligência Artificial
22/12/2025 11 min
A Internet dos Corpos: Quando o Software Entra na sua Pele

"IoT conecta geladeiras. A IoB (Internet of Bodies) conecta você. Marca-passos Wi-Fi, pâncreas artificiais e pílulas digitais que avisam ao médico que foram engolidas. A fronteira final da conectividade é a sua pele. Mas quando seu corpo tem um IP, quem é o administrador do sistema?"

Hackeando o Coração

O ex-vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, teve a função wireless do seu desfibrilador desligada por medo de terrorismo. Não era paranoia.
A IoB promete milagres: prevenção de infartos em tempo real, dosagem de insulina automática e perfeita. Mas traz o pesadelo do Ransomware Biológico. Imagine ver uma mensagem no seu celular: "Pague 1 Bitcoin ou seu marca-passo vai parar em 60 minutos".

Privacidade Somática

Seus dados de saúde são a coisa mais íntima que você possui. Se uma seguradora tiver acesso aos dados do seu vaso sanitário inteligente e descobrir que você bebe álcool demais, ela pode aumentar seu prêmio ou cancelar sua apólice automaticamente?
A regulamentação da IoB será a batalha ética da década. Precisamos de um "Firewall Humano" legal e técnico antes de nos tornarmos nós de rede caminhantes.

Gostou deste artigo?